Alunos do 7º período simulam Tribunal do Júri

Alunos dos sétimos período de Direito, turmas A e B, da Faculdade do Sul da Bahia – FASB encenaram na última segunda-feira, 05 de junho, no auditório do Campus I um Tribunal do Júri coordenado pelo professor da Instituição e Promotor de Justiça, Dr. Gilberto Ribeiro de Campos.

De acordo com o docente, ao participar de um julgamento é comum que o estudante se apaixone pela prática assistida, por isso, surgiu a proposta do Júri Simulado, afim de ambientar os discentes às peculiaridades que ocorrem num Tribunal caso queiram seguir carreira dentro desse segmento.

O Júri Simulado ocorre semestralmente. Durante as aulas teóricas da disciplina Processo Penal II os alunos analisam casos reais nos quais o professor Gilberto Ribeiro de Campos tenha atuado na acusação. Para a simulação também são utilizados casos verídicos, no entanto, a decisão do julgamento real é ocultada para que os participantes do projeto façam uma releitura do caso.

Mediante aos mesmos fatos, mas sob nova ótica e novos argumentos apresentados tanto pela defesa quanto pela acusação, réplicas e treplica e, após considerações finais, o júri popular votou, posteriormente o Juiz decretou o veredicto fictício.

Para a coordenação do curso, professora Olga Suely, o Júri Simulado visa desenvolver aptidões, exercitar a oratória e desinibir o aluno de modo a direcioná-lo para área que de fato deseja seguir carreira, seja como juiz, promotor ou defensor.

Galeria de fotos (Clique na imagem para ampliar):