Chega ao fim a Semana de Enfermagem da FASB

Em 12 maio é comemorado mundialmente o “Dia do Enfermeiro”. A data escolhida homenageia o nascimento de Florence Nightingale, responsável pelo desenvolvimento da enfermagem moderna no século XIX a partir de trabalhos desenvolvidos no cuidado de soldados feridos durante a guerra da Crimeia.

No Brasil, além de celebrarmos o dia do profissional da enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio desde meados dos anos 40, comemora-se também a “Semana da Enfermagem”, instituída em honra a Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a alistar-se voluntariamente em combates militares.

Assim, entre os dias 17 e 19 de maio, o colegiado de Enfermagem da Faculdade do Sul da Bahia – FASB coordenado pela professora Maria Célia Ferreira Danese, promoveu a “Semana da Enfermagem, com o tema: Onde Há enfermagem há cuidado com a vida! ”.

O evento realizado no auditório do Campus II, prestigiado por discentes da FASB, profissionais da área e pelos alunos do curso técnico de nível médio em enfermagem do IFA Técnico, tinha por finalidade fomentar o crescimento dos acadêmicos do curso de enfermagem no processo de cuidar.

Durante a semana foram abordados temas contemporâneos com profissionais especializados. Na noite do dia 17, os participantes acompanharam palestra sobre ‘Ética e cuidado da enfermagem na administração de medicamentos” ministrada pelo enfermeiro e professor da FASB, Everton da Costa Ramalho.

Já no dia 18, a enfermeira Angelita Oliva de Souza, falou sobre “Humanização do parto e o trabalho de doula”, profissional que oferece suporte emocional para a parturiente. Por fim, na última noite de palestras, 19 de maio, o administrador Rinaldo Jefferson apresentou o tema “ Empreendedorismo na enfermagem” e o enfermeiro Danilo Fernandes discursou acerca da “Valorização da atividade de enfermagem e as diversas áreas de atuação do enfermeiro”.

Para a coordenadora do curso, professora Maria Célia, o ciclo de apresentações só contribuiu para o crescimento profissional e reconhecimento dos futuros profissionais da enfermagem que participaram desta Semana. “É importante salientar que nos preocupamos em trazer temas atuais e levar ao conhecimento dos nossos discentes a vasta área de atuação do profissional da enfermagem. Quero agradecer o IFA Técnico representado pelos seus diretores, professores e alunos e, toda a equipe administrativa e pedagógica da FASB”, comentou a docente.

Galeria de fotos (Clique na imagem para ampliar):
Daniel Zaniqueli - Diretor Administrativo Financeiro