COLABORADORES DA FASB PARTICIPAM DE CURSO DE LIBRAS

É sabido que a comunicação é elemento primordial para o desenvolvimento humano. Consciente da diversidade inerente ao ambiente acadêmico, a Faculdade do Sul da Bahia – FASB, ofertou aos seus colaboradores um curso básico de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

O workshop foi voltado especificamente para o corpo-técnico administrativo e professores que, além de contribuir com a educação inclusiva, tem por objetivo minimizar a distância entre surdos e ouvintes, pois é por meio da linguagem, seja ela oral, escrita ou gestual, que o ser social transmite valores, desejos dentre outras informações. 

De acordo com o Diretor Administrativo/Financeiro da FASB, professor Daniel Zaniqueli, o curso de LIBRAS tem a sua importância por atender as exigências da sociedade e as exigências legais em relação ao MEC.

Para garantir o respeito e a inclusão da comunidade surda na academia e igualmente oferecer as mesmas oportunidades profissionais dos ouvintes, os colaboradores que participaram do curso conheceram o alfabeto manual, os numerais e sinais necessários para uma comunicação emergencial.

Segundo a colaboradora Edinete Luzia Zanardo Silva, as aulas possibilitaram ampliar suas vivências pessoais. “Gostei muito de ter feito o curso de LIBRAS, mas pena que foi só o básico, no entanto, por meio dos sinais que foram ensinados durante o curso já pude me comunicar em duas ocasiões: a primeira eu estava no banco e duas surdas estavam a minha frente na fila do caixa e eu consegui interagir um pouco com elas. A outra situação foi com um funcionário da FASB que é surdo, eu fiquei muito feliz” comentou Edinete.

Galeria de fotos (Clique na imagem para ampliar):