Colegiado de CIECO realiza palestre sobre IRPF 2017

Na quarta-feira, 29 de março, o curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Sul da Bahia – FASB, promoveu palestra sobre Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O responsável por ministrar as orientações sobre o tema foi o egresso da FASB, Romilson Araújo, Contador e Sócio da Destak Contabilidade em Teixeira de Freitas-Ba.

Além dos alunos do colegiado de CIECO, também estiveram presentes alunos do Colegiado de Administração, visitantes que atuam na área contábil e comunidade civil.

Segundo a Coordenadora do curso, professora Neuma Tigre, o objetivo do evento foi orientar a academia e comunidade civil acerca das particularidades do preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, uma vez que nos próximos dias do mês de abril os alunos do colegiado participarão do Projeto “Declaração solidária do imposto de Renda”, que consiste em prestar serviços gratuitos à comunidade relativa ao esclarecimento de dúvidas e preenchimento da declaração do IRPF.

Para a docente, o projeto realizado pelo Colegiado é de grande relevância, “pois possui importante caráter social, beneficiando grande parte da população, principalmente aquela que não teria condições de pagar pelo serviço prestado e, conduzimos o estudante a exercitar uma das funções que desenvolverão no ramo contábil”, informou Neuma Tigre.

Durante a palestra foram abordados os seguintes temas: as novidades da legislação, obrigatoriedade da entrega da declaração, formas de elaboração da declaração de imposto de renda, prazos e multas pelo atraso, rendimentos tributáveis, rendimento insetos e não tributáveis, documentação necessária, quem pode ser declarado como dependente, dentre outros.

Para Romilson Araújo, o bom profissional precisa trabalhar de acordo com a legislação e se certificar que as informações lançadas estão corretas, pois um erro de digitação pode prejudicar o contribuinte, “sejam analíticos, não queiramos assinar nosso atestado de incompetência levando o cliente a “cair na malha fina””, comentou o profissional.

Galeria de fotos (Clique na imagem para ampliar):