Colegiado de Enfermagem inicia aulas do curso Cuidador de Idosos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nos últimos anos houve um aumento significativo na expectativa de vida dos brasileiros, atualmente existe aproximadamente 16 milhões de idosos. Estima-se que em 2060 serão 58,4 milhões, totalizando 26,7% da população.

Pensando nesse novo contexto social, o colegiado de Enfermagem da Faculdade do Sul da Bahia – FASB, coordenado pela professora Maria Célia Ferreira Danese, desenvolveu curso para “Cuidador de Idosos”.

As aulas iniciaram no último final de semana de abril, dias 28 e 29. Os participantes receberam as boas vindas da Diretora Acadêmica, professora Leidiana Luciano.  Em seguida a coordenadora do projeto, professora Maria Célia discorreu sobre o processo de envelhecimento e qualidade de vida dos idosos.

Os alunos são orientados por especialistas, e ao decorrer das aulas aprenderão técnicas necessárias para atuarem junto à comunidade idosa. Também terão instruções psicológicas para lidar com possíveis situações adversas.

As facilitadoras Eliene de Jesus Lopes Ferreira (Assistente Social) e Cynara Evandro Luz Almeida (Enfermeira) ministraram o primeiro módulo cuja temática contemplou a humanização do cuidado. O segundo módulo ocorrerá neste final de semana 12 e 13 de maio. A terapeuta ocupacional, Gleide Barros, abordará questões sobre a rotina, independência e qualidade de vida do idoso. A professora do colegiado de enfermagem, Gleida Danese, juntamente com os acadêmicos realizará atividades práticas da vida diária nos laboratórios da instituição.

De acordo com a coordenadora Maria Célia, o curso teve uma boa repercussão na comunidade e já existe lista de espera para uma próxima edição.

Galeria de fotos (Clique na imagem para ampliar):