FASB entrega alimentos arrecadados durante Declaração Solidária do IRPF

O Colegiado do curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Sul da Bahia, no período de 03 a 26 de abril de 2017, realizou a 11ª edição do Projeto "Declaração Solidária do Imposto de Renda".

O projeto que consiste em disponibilizar gratuitamente à comunidade de Teixeira de Freitas e região os serviços contábeis da declaração do IRPF pelo método simplificado atendeu cerca de 272 contribuintes, arrecadando 522 quilos de alimentos para doação.

Para a execução do projeto, o colegiado realizou uma série de atividades envolvendo alunos, professores e a comunidade. Na semana que antecedeu o início das declarações, a comunidade acadêmica participou de uma palestra sobre o IRPF com aluno egresso da FASB, Romilson Araújo Almeida, profissional da área contábil e sócio da Destak Contabilidade. Durante a palestra foram abordados os seguintes temas: as novidades da legislação, obrigatoriedade da entrega da declaração, formas de elaboração da declaração de imposto de renda, prazos e multas pelo atraso, rendimentos tributáveis, rendimento insetos e não tributáveis, documentação necessária, quem pode ser declarado como dependente, dentre outros.

Posteriormente, o professor Fábio Neves aplicou treinamento para os alunos do 3º, 5º e 7º períodos, preparando a turma iniciante e atualizando os demais períodos para o desenvolvimento das atividades junto aos contribuintes que compareceram em expressivo número ao Escritório Modelo do curso de Ciências Contábeis, local de atendimento do projeto. Além disso, alunos egressos e professores do curso também participaram ativamente da atividade.

De acordo com a professora Neuma Tigre, coordenadora do curso e do projeto, o intuito da ação é proporcionar aos alunos da FASB conhecimentos específicos e práticos acerca do IRPF. “Sinto-me muito orgulhosa em dizer que o projeto foi de total sucesso e, a cada ano os elogios e procura dos contribuintes por nossos trabalhos aumentam. Quero agradecer de forma especial ao professor Fábio Neves, aos nossos egressos e toda a equipe da FASB que muito colaborou para a execução desse trabalho” declarou a docente.

O projeto “Declaração Solidária” atende principalmente àqueles que não têm acesso ao computador ou conhecimento relativo ao preenchimento da declaração de imposto de renda e possibilita aos discentes da FASB estarem mais próximos da comunidade e colocar em prática seus conhecimentos adquiridos no curso. Fazer a Declaração do Imposto de Renda é uma das atividades do profissional de Contabilidade e, durante a execução do projeto, os alunos puderam atuar como profissionais que serão daqui alguns anos.

Quanto aos alimentos arrecadados no período de realização do projeto, no último sábado, 06 de maio, foram entregues as seguintes instituições: Conferência São Sebastião VICENTINOS, Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos (GAPO) e Associação Levanta-te. “Somos gratos por essa sensibilidade que a FASB, representada pela professora Neuma Tigre tem conosco, desejamos muito sucesso ao projeto”, comentou Rubens Junior, coordenador do Levanta-te.

Galeria de fotos (Clique na imagem para ampliar):