Formas de Ingresso

 

A FASB oferece várias opções de ingresso para os seus cursos de Graduação, sempre de acordo com a Legislação Brasileira.

Conheça as formas de ingresso da FASB e escolha a que melhor atende às suas condições.

 

PROCESSO SELETIVO

Para ingressar em um dos cursos de graduação da FASB, o candidato deve ser aprovado no processo seletivo da Instituição. O exame avalia os conhecimentos adquiridos no Ensino Médio ou curso equivalente, testa a capacidade de raciocínio e análise crítica do candidato.

Fique atento às campanhas de divulgação dos vestibulares da FASB e faça as provas conforme as orientações contidas no edital e manual do candidato, distribuído no ato da inscrição.

Na hipótese de restarem vagas, não preenchidas, poderão ser recebidos alunos transferidos de outra instituição, portadores de diplomas de graduação ou excedentes do mesmo processo seletivo ou de processos seletivos anteriores, além de resultados favoráveis apresentados, por parte do candidato, no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.

UTILIZAÇÃO DO ENEM

A pontuação apurada pelo ENEM substituirá a prova oferecida pela Faculdade do Sul da Bahia, respeitando-se os seguintes critérios:

a) O candidato só poderá indicar um resultado do ENEM, apurado entre os anos indicados no edital do processo seletivo;

b) No ato da inscrição o candidato deve informar o resultado final que obteve e que lhe foi fornecido pelo INEP/MEC através do BOLETIM INDIVIDUAL DE RESULTADOS, ou seja, a nota obtida na prova objetiva e a nota obtida na redação que somadas e divididas por 2 (dois) não poderá ser inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos;

c) Será considerado o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos como NOTA DE CORTE para utilização do ENEM;

d) Sendo classificado, quando da matrícula, deverá ser confirmada pelo candidato a pontuação obtida no ENEM.

e) A Faculdade do Sul da Bahia se reserva no direito de condicionar a matrícula do candidato ao documento original expedido pelo INEP/MEC que comprove a referida pontuação no ENEM.

f) Caso não se confirme a pontuação indicada pelo candidato, o mesmo estará desclassificado.

 

TRANSFERÊNCIA EXTERNA

Esta forma de ingresso ocorre quando os alunos são provenientes de curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior e desejam continuar os estudos na FASB.

O candidato deve indicar as disciplinas que pretende beneficiar-se com aproveitamento de estudos e a área acadêmica avaliará a compatibilidade entre os cursos e matrizes curriculares, de acordo com as vagas disponíveis.

O pedido de transferência deverá ser requerido na Secretaria Acadêmica, no prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico, com apresentação dos seguintes documentos:

1. Histórico escolar (graduação) atualizado. Caso esteja em curso, apresentar também uma declaração constando as disciplinas e a carga horária.

2. Conteúdo Programático (programa de ensino) das disciplinas cursadas para as quais vai requerer aproveitamento de estudos, expedido pela IES de origem com as devidas autenticações.

3. Declaração de Vínculo Acadêmico indicando situação regular para transferência.

4. Declaração da Instituição de origem informando a situação no ENADE.

5. Portaria de autorização ou reconhecimento do curso.

6. Sistema de Avaliação conforme Regimento Interno.

7. Histórico escolar do Ensino Médio com certificado de conclusão do curso.

8. Cópia da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de voto, 1 foto 3x4 recente, certidão de nascimento ou casamento, quitação com o serviço militar (sexo masculino).

O aluno transferido está sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias. Havendo compatibilidade com conteúdos e carga horária, serão aproveitados os estudos com aprovação, no curso de origem.

Os candidatos provenientes de instituições de ensino estrangeiras deverão apresentar a documentação traduzida para a língua portuguesa, por meio de tradutor oficial juramentado.

 

PORTADOR DE DIPLOMA

 Esta modalidade de ingresso na FASB é indicada para as pessoas que já possuem diploma de nível superior e desejam obter um novo título. O interessado deverá solicitar o ingresso e anexar o documento comprobatório da primeira graduação e passar por uma seleção específica.

O período para ingresso dos portadores de diploma segue o início de cada semestre letivo, indicado no Calendário Acadêmico.