HISTÓRICO

Foi inaugurada em 30/07/2001 pela FUNDAÇÃO FRANCISCO DE ASSIS, com o intuito de: apoiar as atividades e pesquisas científicas e acadêmicas dos docentes e discentes, promover e difundir a informação, além de incentivar à leitura.
Na primeira semana de aula de cada semestre letivo, a biblioteca tem uma atividade desenvolvida junto com os calouros: apresentação do espaço da biblioteca com exposição das normas e Regimento Interno e interação com uma dinâmica de grupo, com o objetivo de inseri-los no contexto universitário e apresentar uma pequena mostra da realidade acadêmica e do mercado de trabalho, além de socializar o espaço local.
O seu nome é uma homenagem a Santa Clara de Assis, uma vez que a Fundação é de Ordem Franciscana.

A Unidade I está situada nas dependências do Instituto Francisco de Assis, onde compartilha o mesmo espaço com a biblioteca FRANCISCO DE ASSIS. A  Unidade II está situada no Campus II, inaugurada em 03 de fevereiro de 2005 e conta com as mesmas atividades da unidade I.

- Calourada na Biblioteca – Dinâmica de grupo e explanação das normas e procedimentos da biblioteca.
- Uso de material informativo nos murais para incentivo à leitura, como: sugestões de livros, divulgação de projetos (Projeto da Folha de São Paulo a Leitura Contagia), etc.
- Apoio às pesquisas e normalização de trabalhos com base na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), principalmente aos cursos tecnológicos.
- Eventos sócio-culturais.
- Apoio a permutas e vendas de materiais culturais, tais como: livros, Cd’s, revistas, guias da ABNT, autores locais, regionais e nacionais.