Palestra show encerra a II Semana Jurídica da FASB

Chegou ao fim o ciclo de palestras da II Semana Jurídica, realizado de 25 a 28 de abril, pelo colegiado de Direito da Faculdade do Sul da Bahia – FASB. O evento aberto ao público contou com a participação de alunos, professores e toda comunidade jurídica.

Durante a semana foram debatidos temas contemporâneos da área judiciária. Na noite do dia 25 de abril, por exemplo, os professores do colegiado mediaram minicursos com assuntos diversificados, tais como: novo CPC,  reforma do sistema previdenciário, reforma tributária, dentre outros.

Na quarta-feira, 26, os integrantes do evento participaram de uma mesa redonda com o tema “Direito na diversidade” composta por profissionais renomados de Teixeira de Freitas e Região: Drª. Marina Rodrigues falou sobre "Crianças e infância na diversidade"; Drª. Lívia Figueiredo abordou acerca do tema do evento "Direito na diversidade"; por fim, Dr. Gean Paulo Santana palestrou sobre "Remanescência e resistência".

Já no dia 27 de abril, os conferencistas Dr. Daniel Moraes, Dr. Odilair de Carvalho e Dr. Tadeu Prosdocimi realizaram seminário com as seguintes temáticas: O impacto dos precedentes no novo CPC, O dever constitucional de fundamentar os atos jurisdicionais e O observatório social do Brasil: um espaço para exercício da cidadania e a experiência de Porto Seguro.

Na noite mais aguardada da II Semana Jurídica, 28 de abril, aconteceu a Palestra Show sobre a evolução das relações de família no Brasil pelo olhar da MPB, com Dr. Rodolfo Pamplona Filho e Crooners in concert. Durante a apresentação performática, Dr. Pamplona relacionava sua fala com poemas e canções renomadas do gênero musical “Brega” e “MPB - Música Popular Brasileira”.

Para o jurista, a palestra show vem desconstruir a barreira criada ao longo dos anos entre a população e as questões jurídicas. “A palestra é uma experiência interessante, eu crio personagens, eu entro da forma mais conservadora possível e, a cada tema, eu tiro uma peça de roupa para que possa provar que o direito de família, as relações de família, tal qual eu, mudaram a casca, mudaram a forma, mas o fundamental é o amor”, comentou Pamplona.

A acadêmica Allana Kinjyo, 3º período, salientou que as palestras foram extremamente proveitosas e educativas para os alunos. “Eventos como este só somam para nossa formação e conhecimento jurídico. A noite de hoje foi leve e percebemos como o preconceito está inserido em nosso contexto e o quão as coisas mudaram e vão continuar mudando. As questões do Direito de Família nos foram apresentadas de forma leve e de fácil compreensão e percepção”, comentou a estudante.

A programação do evento ficou a cargo da coordenação do curso e de uma comissão formada por acadêmicos do 9º e 10º períodos. De acordo com Diego Mattos, acadêmico do 10º período e membro da comissão organizadora, a proposta principal da II Segunda Semana Jurídica foi renovar o conhecimento dos profissionais e estudantes em relação aos temas apresentados.

Para a Coordenadora do curso de Direito, Drª. Olga Suely Soares de Souza, a Semana Jurídica da FASB superou as expectativas, foram noites de sucesso com participação de aproximadamente 90% do colegiado e profissionais atuantes. “O objetivo do evento, de ampliar o conhecimento acerca da ciência jurídica e possibilitar a atualização das mudanças ocorridas no Direito como um todo foi alcançado durante esses dias de seminários”, concluiu a coordenadora.

Galeria de fotos (Clique na imagem para ampliar):
Coral e Orquestra Dando Corda Paz e Bem