Seminário Logística Reversa

No dia 8 de junho, os acadêmicos do 6º e 7º período do colegiado de Administração da Faculdade do Sul da Bahia – FASB apresentaram no auditório do Campus I, o Seminário sobre Logística Reversa.

Com base no conteúdo programático ministrado pela professora Carolina Isabella durante as aulas de Logística, os alunos foram provocados a discutir sob a ótica do administrador a respeito da importância das questões ambientais e sociais.

Os alunos optaram por explanar a “Logística Reversa” como estratégia organizacional, repensando produtos e serviços, desde a compra de materiais até o descarte adequado dos resíduos de produção e pós-consumo.

Para o Seminário, os discentes estudaram em grupo as peculiaridades relativas ao tema. A aluna Halana Oliveira, iniciou a apresentação introduzindo o público presente ao assunto.

Em sua fala a discente explicou com base na Lei 12.305/10 que logística reversa é o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada, ou seja, devolver às empresas as embalagens e/ou resíduos dos seus produtos que em sua maioria são tóxicos, afim de serem reutilizados e deste modo minimizar a deterioração do meio ambiente.

Posteriormente, os acadêmicos apresentaram em duplas estudos de caso de empresas locais e multinacionais que estão inseridas no cotidiano da sociedade, cujos temas foram: Logística Reversa das Embalagens de Agrotóxico, apresentada por Caciano Cuquetto e Gustavo Tavares; Logística Reversa dos Pneus Inservíveis, apresentado por Daniel Santos e Túlio Ferraz; Logística Reversa do Óleo Lubrificante Automotivo, apresentada por Rodrigo Boa Morte e Walmy da Silva. Por fim, a aluna Manuela Nascimento apresentou a Logística Reversa dos cosméticos.

Durante a apresentação os alunos também abordaram como as empresas têm utilizado a “logística reversa” em campanhas publicitárias, elaborando ações com participação direta do consumidor final.

Segundo a professora Carolina Izabella, a apresentação realizada deixa evidente que os alunos estão sendo capacitados a serem gestores responsáveis com as práticas sustentáveis no ambiente de trabalho e no meio em que vivem. 

Galeria de fotos (Clique na imagem para ampliar):